Europe

 

Europe


A banda em concerto em 2008. Na foto, John Levén, Mic Michaeli, Joey Tempest, John Norum e Ian Haugland.

Informação geral

Origem

Upplands Väsby, Estocolmo

País

 Suécia

Gêneros

Hard rock
Glam metal

Período em atividade

19791992
2003 – atualmente

Gravadoras

Hot Records
Epic Records
Sactuary Records

Página oficial

EuropeTheBand.com

Integrantes

Joey Tempest
John Norum
John Levén
Mic Michaeli
Ian Haugland

Ex-integrantes

Peter Olsson
Marcel Jacob
Tony Reno
Kee Marcello

 

Europe é uma banda de hard rock, formada em Upplands Väsby, Suécia, em 1979 sob o nome Force pelo vocalista Joey Tempest e guitarrista John Norum. Apesar de largamente associada com glam metal, o som da banda incorpora elementos de glam metal e hard rock. Desde a sua formação, os Europe lançaram sete álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo, três compilações e sete vídeos.

Os Europe atingiram a fama internacional em 1986/87 com o seu 3º álbum The Final Countdown, que se tornou um grande sucesso comercial e vendeu mais de três milhões de cópias nos Estados Unidos.

Os Europe foram uma das bandas rock mais bem sucedida dos anos 80 e vendeu mais de quatro milhões de álbuns nos Estados Unidos apenas e mais de 10 milhões de álbuns mundialmente. A banda atingiu dois Top 20 em álbuns na tabela Billboard 200 (The Final Countdown e Out of this World).

De 1986 a 1992 os Europe venderam mais de 20 milhões de álbuns mundialmente, fazendo eles o 4º grupo mais bem sucedido da Suécia na história.

Os Europe entraram em hiato em 1992, reuniram-se temporariamente para uma atuação única em Estocolmo na Véspera de Ano Novo 1999 e anunciaram uma reunião oficial em 2003. Desde então os Europe lançaram três álbuns, Start from the Dark, Secret Society e Last Look at Eden.


 

Biografia

O início

Em primeira aparição, a banda chamava-se Force, formada em 1978, em Upplands Väsby, Estocolmo e era formada pelo vocalista e teclista Joey Tempest, o guitarrista John Norum, o baixista Peter Olsson e o baterista Tony Reno. A banda enviou vários demos para as gravadoras, mas disseram-lhes que para poderem ser publicados teriam que cortar os cabelos e cantar em sueco. Dois anos depois, Olsson saiu da banda e foi substituído por John Levén. Alguns meses mais tarde, Levén juntou-se à banda Rising Force de Yngwie J. Malmsteen e o baixista anterior de Malmsteen, Marcel Jacob juntou-se aos Force. Isto só durou três meses, contudo Levén aparentemente tinha conflitos com Malmsteen, portanto ele e Jacob trocaram de lugares novamente.

Em 1982, a namorada de Tempest colocou os Force no concurso de talentos de Rock Sueco Rock-SM. Competindo contra 4 mil bandas, eles ganharam o concurso, as suas recompensas seriam um contrato de gravação de um álbum. Tempest venceu a nomeação individual para Melhor Vocalista e Norum venceu o nomeação para Melhor Guitarrista. Durante o concurso, o Force mudou seu nome para Europe. O seu álbum homônimo foi lançado no ano seguinte e vendeu bem tanto na Suécia como no Japão. O single "Seven Doors Hotel" tornou-se um êxito Tokio Hot 100 do Japão. O segundo álbum, Wings of Tomorrow foi lançado um ano mais tarde e o single Open Your Heart colocou a CBS Records interessada na banda, oferecendo-lhes um contrato internacional em 1985. O teclista Mic Michaeli foi brevemente recrutado para tocar nos concertos ao vivo e tornou-se um membro oficial pouco tempo depois. Ao mesmo tempo, Tony Reno foi despedido por causa da sua falta de motivação e por alegadamente faltar aos ensaios. O seu substituto foi Ian Haugland. Em 1985 os Europe gravaram a banda sonora para um filme de adolescentes On the Loose, que lhes deu o êxito Rock the Night. Vários meses mais tarde, Tempest foi convidado a escrever uma canção para o projeto de solidariedade Swedish Metal Aid. Eles escreveu Give A Helping Hand, que iria representar as maiores estrelas do rock e metal sueco. O ganho das vendas do single, que foi produzido pelo Kee Marcello guitarrista dos Easy Action, foi doado às pessoas famintas da Etiópia.

 

Sucesso mundial

No final do ano eles começaram a gravar o seu próximo álbum. O resultado foi The Final Countdown, um bom desempenho mundial lançado em 1986. A faixa-título foi Nº1 em 26 países (incluindo as paradas da Reino Unido) e o hit Carrie atingiu a 3ª posição na tabela Billboard Hot 100 nos EUA, enquanto a faixa título ficou em oitavo (o álbum também), vendendo ao todo mais de 18 milhões de cópias até hoje, sendo 10 do single da faixa título, e mais 8 do álbum. Faixas como Rock The Night, que foi regravada e Cherokee também entraram no top 100 da Billboard. Não satisfeito com a predominância de teclados na produção do disco nem com a imagem comercializada da banda, John Norum decidiu deixar os Europe em novembro de 1986 para seguir uma carreira solo. Kee Marcello foi convidado a substituí-lo e depois de alguma consideração como compor e cantar (o que acabou não ocorrendo mais tarde) decidiu juntar-se à banda. O ano seguinte incluiu digressões de sucesso pelo continente Europeu e nos EUA. O sucessor de The Final Countdown foi intitulado Out of This World e foi lançado em 1988, com um som muito mais voltado ao AOR que o álbum anterior, numa altura em que os Guns N' Roses, INXS e os U2 tinham quebrado o monopólio que o hard rock melódico tinha na indústria da música. O álbum venderia dois milhões de cópias, que foi considerado um fiasco comparado com as vendas do álbum e single do anterior. Mais digressões seguiram-se, incluindo uma digressão nos EUA com Def Leppard e um concerto num festival no National Bowl em Milton Keynes, Inglaterra com Bon Jovi, Skid Row e Vixen.

Em setembro de 1989, os Europe deram um concerto no clube Whisky a Go Go em West Hollywood, Califórnia, sob o pseudónimo Le Baron Boys. Esse nome seria mais tarde usado como o título para uma muito circulada bootleg dos Europe, que continha gravações demo de 1989-1990 (pois a gravadora se recusou a colocar as músicas num futuro álbum por julgarem serem "pesadas", o que não eram). Dois anos mais tarde, o álbum Prisoners in Paradise foi lançado, mas recebeu atenção limitada da parte da mídia devido ao "boom" do movimento grunge, começado pelos Nirvana e Pearl Jam. Na véspera de Ano Novo de 1991, os Europe começaram uma nova digressão com um espetáculo no Tokyo Dome, onde Tesla, Thunder e Metallica também atuaram. Curiosamente, o espetáculo chamava-se The Final Countdown. Depois de dez anos de viver, gravar e digressarem juntos, os Europe decidiram fazer uma longa pausa quando a digressão terminou em 1992, quando após algumas discussões o guitarrista Kee Marcello deixou a banda e também o tecladista Mic Michaeli. Joey Tempest ainda chegou a chamar John Norum de volta, que recusou, e também o baterista Tony Reno (pois Ian Haugland havia sofrido um acidente de moto que o deixaria 6 meses sem tocar), para retornarem o Europe dos 2 primeiros álbuns, o que não ocorreu. Desde então, Tempest, Norum e Marcello lançaram álbuns solo, enquanto os outros membros participaram em diferentes projetos e bandas.

Reuniões

Para as celebrações do Minénio, os Europe foram convidados a dar um concerto em Estocolmo na Véspera de Ano Novo (disseram que foi uma proposta milionária irrecusável). Esse seria o primeiro concerto deles com dois guitarristas principais, pois tanto Norum como Marcello aceitaram tocar. Contudo esta não foi uma reunião a tempo inteiro e sim um evento único. Ao longo dos anos, houve vários rumores da reunião da banda e a 2 de outubro do 2003 foi dado como oficial: os Europe anunciaram planos para um novo álbum e uma digressão mundial. A banda então voltou à formação clássica da altura de Final Countdown, com John Norum como o úncio guitarrista principal. No verão de 2004 os Europe seguiram numa digressão por festivais pelo continente Europe. Os alinhamentos dos concertos incluíam vários clássicos antigos, mas também introduziu a faixa-título do seu novíssimo álbum - Start from the Dark. Start from the Dark foi lançado em finais de 2004 e recebeu boas críticas dos críticos da música. Eventualmente, o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias mundialmente. Os Europe começaram uma nova digressão mundial e lançaram o seu último álbum, Secret Society, a 25 de outubro de 2006. Em 26 de janeiro de 2008, os Europe deu um concerto acústico na sala Nalen em Estocolmo, chamando ao evento Almost Unplugged. A banda foi acompanhada por um quarteto de cortas e tocou versões trabalhadas das suas músicas, assim como versões cover de músicas de bandas que influenciaram o som dos Europe ao longo dos anos - Pink Floyd, UFO, Led Zeppelin e Thin Lizzy. O show foi transmitido ao vivo através da internet no site oficial dos Europe. Foi lançado em CD a 17 de setembro de 2008 e há também planos para um lançamento em DVD no outono de 2008. Em 23 de julho de 2008 os Europe fizeram um concerto de co-headlining com os Whitesnake em Pádua, Itália. Durante a atuação dos Whitesnake do seu encore Still Of The Night, o Joey Tempest juntou-se a David Coverdale em palco para o último refrão. Em agosto de 2008 os Europe foram a banda de abertura nos dois concertos do Deep Purple na Suécia, em Linköping a 8 de agosto e em Ystad a 9 de agosto. O John Norum juntou-se ao Deep Purple em palco em Ystad para uma sessão de jam com o guitarrista dos Deep Purple, Steve Morse e para uma atuação de Smoke On The Water.

Os Europe terminaram de gravar um novo álbum cujo lançamento está previsto para setembro/outubro de 2009, na qual será chamado de Last Look at Eden. Em maio a banda fez uma série de shows pelo Chile na qual apresentaram uma música inédita, Mojito Girl. Em 2009 eles estão gravando um novo clipe para o álbum.

Integrantes


 

Membros

Ex-membros

Discografia


 



 

Álbuns de estúdio

Ao vivo

Compilações

EPs

Compactos

Videografia

VIDEOS EUROPE

GOSTOU DO SITE ? AJUDE-NOS A MANTER ESTE TRABALHO.DOE PELO PAYPAL.

 

VideoZer

FileServe

Get cash from your website. Sign up as affiliate

Vídeo não pode ser exibido.

 

 

   

 

 

 

 

 Follow PORTOHARDROCK on Twitter

 

Affiliate Program ”Get Money from your Website”

Contato

portohardrock portosantos2@ig.com.br